quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quando tentarem te derrubar procure voar alto...

Pensamento para um Bom Dia HOJE:

Faça o que você sente que está certo em seu coração - pois você será criticado de qualquer maneira. Você será condenado quer faça ou não.
(Eleanor Roosevelt)

Bom Dia!!!


CRÍTICAS! Quem gosta de ser criticado? Quem nunca foi? Quem nunca sofreu por sentir-se criticado injustamente?

E como dói receber um comentário injusto, uma crítica que não merecemos, ou ainda que mereçamos, mas que é feita de uma forma cruel e pejorativa! A crítica mata a alma e fere o coração profundamente. Dependendo da intensidade e das circunstâncias em que é feita uma crítica pode se tornar uma calúnia ou uma injúria grave e até mesmo uma difamação e isso pode também aniquilar suas forças, destruir seus sonhos e anular totalmente sua esperança.

Mas ontem falamos da águia e do preço que ela paga para poder voar alto, ter visão privilegiada e ser um símbolo de respeito e poder.

Mas o que isso tem a ver com as críticas que às vezes recebemos e que tanto nos machuca?

Primeiramente gostaria de lembrar que ninguém joga pedra em alvos fáceis, ou seja, como diz o jargão popular “ninguém bate em cachorro morto”, ninguém se incomoda com pessoas que são um “zero a esquerda”, ninguém nota quem não chama a atenção por causa de virtudes ou habilidades especiais.

Se estiverem lhe ferindo com críticas e pedradas, tenha a total certeza que é porque você está incomodando em alguma coisa, você está sendo notado e está se destacando e se diferenciando do “lugar comum”.

Isso por si só já é um motivo mais do que suficiente para a crítica ou a pedrada não te machucar tanto, mas, em determinadas circunstâncias a pancada é tão forte que parece que vai nos matar.

Ora, novamente gostaria de lembrar a imagem da águia voando soberana e livre. Geralmente ela voa tão alto que as pedradas não conseguem atingi-la, por mais forte que alguém tente lançar uma pedra, jamais conseguirá acertar uma águia voando em altitudes que pra ela é “normal”.

Assim, só há uma maneira inteligente de responder a uma crítica, ou a uma difamação ou calúnia: Voe alto, muito alto, responda com seu sucesso, responda não deixando de voar e buscando as mais altas altitudes.

Não esqueça que muitos dos homens de sucesso que foram ironizados, apedrejados, ridicularizados e rotulados como “fracassados” alguns anos depois, voaram tão alto que tiveram que ser aplaudidos pelas mesmas mãos que os apedrejaram. Essa é a melhor resposta para uma pedrada: Não pare! Não revide! Continue em silêncio, e solitário se for preciso, e faça como a águia, responda voando muito alto, tão alto que pedra alguma consiga lhe alcançar.

Conta-se que um jovem piloto inglês aplicou tal teoria do “voo da águia” em sua vida logo após a Segunda Guerra mundial. Tal jovem piloto experimentava seu frágil avião monomotor numa arrojada aventura ao redor do mundo. Pouco depois de levantar voo de um dos pequenos e improvisados aeródromos da Índia, ouviu um estranho ruído que vinha de trás de seu assento.

Percebeu logo que havia um rato a bordo e que poderia, roendo a cobertura de lona, destruir seu frágil avião. O piloto poderia ter optado em voltar ao aeroporto para se livrar de seu incômodo, do seu perigoso e inesperado passageiro, porém, lembrou-se que os ratos não resistem a grandes alturas.

Optou então em voar cada vez mais alto... E pouco a pouco, cessaram os ruídos que punham em perigo sua viagem.
Assim, fica a mensagem do BOM DIA HOJE: Se ameaçarem te destruir por inveja, calunia ou maledicência, VOE MAIS ALTO!

Se o criticarem, VOE MAIS ALTO! Se fizerem injustiças a você, VOE MAIS ALTO!

E lembre-se sempre... Os “ratos” não resistem às pressões das grandes altitudes.

E então? Você vai deixar as pedradas e os “ratos” te jogarem no chão? Ou você vai fazer o voo da ÁGUIA?

Tenha um Bom Dia HOJE...


Andreia Damasceno
Advogada e aprendiz do aprendiz Sigmar

2 Amigos comentaram!!...:

AnaPatyFreitas postou o comentário de número:

Adorei tua mensagem, simplesmente PERFEITA!! Me ajudou a ter vontade de voltar a voar alto... Deus te abençõe!! Beijos

Anônimo postou o comentário de número:

Não é facil ser injustisada umilhada mau tratada e muitas coisa a mais