Faça o que você sente que está certo em seu coração - pois você será criticado de qualquer maneira. Você será condenado quer faça ou não.
CRÍTICAS! Quem gosta de ser criticado? Quem nunca foi? Quem nunca sofreu por sentir-se criticado injustamente?
E como dói receber um comentário injusto, uma crítica que não merecemos, ou ainda que mereçamos, mas que é feita de uma forma cruel e pejorativa! A crítica mata a alma e fere o coração profundamente. Dependendo da intensidade e das circunstâncias em que é feita uma crítica pode se tornar uma calúnia ou uma injúria grave e até mesmo uma difamação e isso pode também aniquilar suas forças, destruir seus sonhos e anular totalmente sua esperança.
Mas ontem falamos da águia e do preço que ela paga para poder voar alto, ter visão privilegiada e ser um símbolo de respeito e poder.
Mas o que isso tem a ver com as críticas que às vezes recebemos e que tanto nos machuca?
Primeiramente gostaria de lembrar que ninguém joga pedra em alvos fáceis, ou seja, como diz o jargão popular “ninguém bate em cachorro morto”, ninguém se incomoda com pessoas que são um “zero a esquerda”, ninguém nota quem não chama a atenção por causa de virtudes ou habilidades especiais.
Se estiverem lhe ferindo com críticas e pedradas, tenha a total certeza que é porque você está incomodando em alguma coisa, você está sendo notado e está se destacando e se diferenciando do “lugar comum”.
Isso por si só já é um motivo mais do que suficiente para a crítica ou a pedrada não te machucar tanto, mas, em determinadas circunstâncias a pancada é tão forte que parece que vai nos matar.
Ora, novamente gostaria de lembrar a imagem da águia voando soberana e livre. Geralmente ela voa tão alto que as pedradas não conseguem atingi-la, por mais forte que alguém tente lançar uma pedra, jamais conseguirá acertar uma águia voando em altitudes que pra ela é “normal”.
Assim, só há uma maneira inteligente de responder a uma crítica, ou a uma difamação ou calúnia: Voe alto, muito alto, responda com seu sucesso, responda não deixando de voar e buscando as mais altas altitudes.
Não esqueça que muitos dos homens de sucesso que foram ironizados, apedrejados, ridicularizados e rotulados como “fracassados” alguns anos depois, voaram tão alto que tiveram que ser aplaudidos pelas mesmas mãos que os apedrejaram. Essa é a melhor resposta para uma pedrada: Não pare! Não revide! Continue em silêncio, e solitário se for preciso, e faça como a águia, responda voando muito alto, tão alto que pedra alguma consiga lhe alcançar.
Conta-se que um jovem piloto inglês aplicou tal teoria do “voo da águia” em sua vida logo após a Segunda Guerra mundial. Tal jovem piloto experimentava seu frágil avião monomotor numa arrojada aventura ao redor do mundo. Pouco depois de levantar voo de um dos pequenos e improvisados aeródromos da Índia, ouviu um estranho ruído que vinha de trás de seu assento.
Percebeu logo que havia um rato a bordo e que poderia, roendo a cobertura de lona, destruir seu frágil avião. O piloto poderia ter optado em voltar ao aeroporto para se livrar de seu incômodo, do seu perigoso e inesperado passageiro, porém, lembrou-se que os ratos não resistem a grandes alturas.
Optou então em voar cada vez mais alto... E pouco a pouco, cessaram os ruídos que punham em perigo sua viagem.
Assim, fica a mensagem do BOM DIA HOJE: Se ameaçarem te destruir por inveja, calunia ou maledicência, VOE MAIS ALTO!
Se o criticarem, VOE MAIS ALTO! Se fizerem injustiças a você, VOE MAIS ALTO!
E lembre-se sempre... Os “ratos” não resistem às pressões das grandes altitudes.
E então? Você vai deixar as pedradas e os “ratos” te jogarem no chão? Ou você vai fazer o voo da ÁGUIA?
Tenha um Bom Dia HOJE...
Andreia Damasceno
Advogada e aprendiz do aprendiz Sigmar
2 Amigos comentaram!!...:
Adorei tua mensagem, simplesmente PERFEITA!! Me ajudou a ter vontade de voltar a voar alto... Deus te abençõe!! Beijos
Não é facil ser injustisada umilhada mau tratada e muitas coisa a mais
Postar um comentário